quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JERÔNIMO - HERÓI DO SERTÃO - RADIONOVELA

Houve uma época em que as novelas eram transmitidas pelo rádio AM e eram acompanhadas diariamente por milhões de brasileiros. Pela precariedade dos recursos da época, a maioria dessas peças radiofônicas não tiveram o devido registro, para futuro resgate da memória da rádio brasileira.
Nesta postagem apresentamos uma dessas poucas novelas radiofônicas que foram gravadas em disco vinyl. Trata-se do famoso "Jerônimo, o herói do sertão"
Para quem não conhece, Jerônimo foi criado por Moisés Weltman, sendo lançado em 1957, em novela no rádio e obtendo sucesso chegou aos GIBIs pelas mãos de Edmundo Rodrigues e se tornou o gibi nacional de maior sucesso já registrado.

Jerônimo era um cavaleiro andante que levava justiça aos sertões do Brasil enfrentando terríveis bandidos em localidades bem brasileiras. Filho de Maria Homem, nascido em Serro Bravo, entre tiros e tocaias cresceu. Maria Homem, sua mãe, era uma mulher de pulso forte, que lhe ensinou as diferenças entre o bem e do mal.
Também fez sucesso na TV por duas vezes. Na TV Jerônimo estreou em 1972 na TV Tupi com direção de Benedito Rui Barbosa. Foi um sucesso que depois retornaria pelo Sbt de 1984 a 1985. Reprisada em 1991. Franciso di Franco foi o Jerônimo nas duas produções.
O disco traz dois episódios da era dourada do rádio: "Jerônimo Faz a Justiça" e "Polvora Seca" com todos aqueles saudosos personagens: O Caveira, Moleque Sacy e Aninha. Além dos episódios do rádio foi incluído como bônus algumas músicas que fizeram parte da trilha sonora do remake na TV Tupi.













5 comentários:

  1. Lembro-me bem da época da novela, inclusive da música-tema que volta e meia me pego cantando. Tinha apenas 07 anos de idade, mas me marcou muito juntamente com meus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanda
      Seja bem vinda ao blog LaPlaya Music. Assim como você eu também conheci Jerônimo,o herói do sertão quando era garoto, por meio de radionovela e principalmente por gibis. O legal de tudo isso é pode recordar os pequenos en felizes momentos do passado, que ficam escondidos e que são resgatados de vez em quando.
      Hedson LaPlaya.

      Excluir
  2. Amigo por favor... Pode ativar o link desta radionovela?

    ResponderExcluir
  3. Amigo boa tarde. Poderia ativar o link?

    ResponderExcluir