segunda-feira, 25 de junho de 2012

GORDON LIGHTFOOT - SUNDOW - 1974

Dias atrás, após comentar no blog sobre o cantor Don Mclean, lembrei de outro grande cantor só que canadense, Gordon Lightfoot, que em linhas gerais tem um estilo semelhante, na criação de grandes canções, do tipo folk, country e rock. Também incluo nessa linha o cantor Jim Croce.

Gordon Lightfoot nasceu em Ontário no Canadá, no dia 17/11/1938. Na década de 1950 frequentou a escola em Hollywood, Califórnia, EUA. Retornou para o Canadá nos anos 1960 e iniciou sua carreira musical presentando-se em cafés na cidade de Toronto.

Em 1966, lançou o seu álbum de estréia, intitulado “Lightfoot”. Neste período ficou mais conhecido como compositor para artistas, tais como, Johnny Cash, Elvis Presley, entre outros. Um dos seus singles de maior sucesso, em 1974, foi a canção Sundow. Dois anos depois foi à vez de The Wreck of the Edmund Fitzgerald, uma composição em memória ao naufrágio do graneleiro “SS Edmund Fitzgerald”, ocorrido em 10/11/1975, em um lago.

Entre vários prêmios auferidos, Lightfoot recebeu 15 prêmios “Juno” e foi indicado para 5 “Grammy Award”. Ele está registrado no Canadian Music Hall of Fame e no Canadian Country Music Hall of Fame. Desde 1998, possui uma estrela na Calçada da Fama no Canadá. Em maio de 2003 recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta condecoração civil naquele país.

Em 2002, devido a um aneurisma da aorta, Gordon Lighfoot ficou em coma por seis semanas.

Em minha opinião, o álbum que compartilho nesta postagem é considerado um dos melhores da carreira. Trata-se do disco “Sundow”, lançado em 1974, pela gravadora Warner Records, com o selo Reprise, com produção de Lenny Waronker. O disco contém aas seguintes músicas e bônus oferecidos pelo blog:

1. Somewhere USA; 
2. High and dry; 
3. Seven island suite; 
4. Circle of steel; 
5. Is there anyone home; 
6. Them watchman’s gone; 
7. Sundow; 
8. Carefree highway; 
9. The list; 
10. Too late for prayin’

Bônus

11. If could read my mind; 
12. Early morning rain; 
13. Cold on the shoulder; 
14. Rainy day people; 
15. Summer side of life









Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário