sexta-feira, 27 de julho de 2012

LIVROS DE MÚSICA RECOMENDÁVEIS - 2012

Quando se trata de livros sobre músicas escritos em português e editados no Brasil, verificamos que há pouca coisa lançada. Felizmente nos últimos cinco anos, houve uma preocupação maior e principalmente uma demanda de leitores ávidos por esse nicho de leitura. Há muita coisa a ser publicada sobre a história da música brasileira em todos os estilos.

Aliado a esse fator de poucas edições, quando se trata de biografias, há um agravante em nosso sitema judicial que dificulta e censura os escritores que tem interesse de divulgar um pouco sobre a história desse ou daquele artista. Tomemos como exemplo o caso do livro "Roberto Carlos em Detalhes", do autor jornalista Paulo Cesár de Araujo. Seu livro acabou sendo proibido pela justiça, se tornou raridade e só é localizado na internet.

Nesta postagem, aproveito para apresentar uma lista de referências de livros sobre música, principalmente abrangendo a Jovem Guarda, que constam em minha coleção. particular. São livros , que valem a pena conhecê-los. Caso algum amigo do blog queira contribuir incluindo nessa lista outras obras não citadas, ficarei agradecido. Dessa lista, são vários os livros que se destacam. Entretanto, eu inicio a lista de destaques com um livro muito importante, denominado "300 Discos Importantes da Música Popular Brasileira", principalmente  pela seleção do material e da qualidade gráfica ali apresentada.








Link da listagem com as capas dos livros: http://www.4shared.com/office/42YZuG4S/livros_de_musica_v3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário