sábado, 21 de julho de 2012

RENATO E SEUS BLUE CAPS - 1963

Nesta postagem vamos mencionar uma das bandas pop rock mais antigas do Brasil e talvez do mundo. O grupo Renatos e Seus Blue Caps foi formado em 1959, no Rio de Janeiro, por Renato Barros e seus dois irmãos Paulo César e Edson (Ed Wilson). Foi uma das bandas do Movimento Jovem Guarda, tendo como influência básica os cantores Elvis Presley, Little Richard e Bill Halley. Esse conjunto sempre será lembrado pelas músicas versões dos Beatles e principalmente pelos seus grandes sucessos tocados em bailes, tais como Menina Linda, Não te Esquecerei, Primeira Lágrima, entre diversas outros sucessos ao longo da carreira.

Os irmãos Barros eram jovens moradores do bairro da Piedade, no Rio de Janeiro e o primeiro nome do grupo foi “Bacaninhas do Rock da Piedade” Esse nome foi censurado e o radialista Jair de Taumaturgo sugeriu o nome definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vicent And His Blue Caps.

Tocaram no rádio e em programas de televisão, como “Os Brotos Comandam”, da TV Rio, apresentado por Carlos Imperial. Seus componentes eram Renato Barros (guitarrista e vocal), Paulo César Barros (baixo elétrico e vocal) e Paulo Simonal (sax). Também participaram da banda os bateristas Cláudio Barboza (1º LP), Carlos Antonio Pinheiro- Tônio (2º LP) e Gilson. Como guitarrista base tocaram Ed Wilson (1º LP), Erasmo Carlos “O tremendão” (2º LP) e Carlos Alberto Costa Vieira “Carlinhos”. Além desses fizeram parte do grupo o sax tenor Cid Rodrigues Chaves, o “Cid”, ficando há mais tempo no grupo e o tecladista Mauro Motta.

Segundo o pesquisador Laercio Pacheco Martins, a primeira gravação do grupo “Renato e Seus Blue Caps” foi em 1959, pela etiqueta Ciclone, onde acompanharam o grupo vocal “Os Adolescentes”. Em 1962, gravaram o primeiro Compacto Simples pela gravadora Copacabana, onde focavam mais a música instrumental. Posteriormente, já a partir do segundo álbum, os vocais predominaram e na sequência se notabilizaram pela realização de versões de músicas de língua inglesa (a maioria britânica) e de composições do seu líder Renato Barros individuais e com parceiros.

Em 1963, Edson Barros saiu do grupo e iniciou sua carreira solo, com o nome artístico de Ed Wilson. Foi substituído por Erasmo Carlos que teve uma breve participação no grupo, gravando apenas um álbum. Em 1964, graças à insistência de Roberto Carlos, a banda assinou contrato com a gravadora CBS, gravando logo em seguida um Compacto Duplo e participando no acompanhamento de vários artistas durante as suas respectivas gravações. Logo fizeram sucesso se apresentando continuamente no programa da “Jovem Guarda”, além de concorrida agenda de shows, festas e bailes.

Em 1966, apareceram em dois filmes “Na Onda do iê-iê-iê (P&B) e Rio, Verão & Amor (Color). Entre 1965 a 1969, foi o auge do grupo, tendo gravado 6 álbuns Long Playing – LP, todos com enorme sucesso, atingindo altos índices de vendagem e execução nas rádios. Em 1968, o tecladista Mauro Motta passa a integrar a banda.

Depois de 28 anos na gravadora CBC, em 1982, a banda se transfere para a gravadora RCA, lançando inicialmente um compacto simples e no ano seguinte o álbum “Pra Sempre”. Posteriormente, em 1987, já na gravadora Continental lançaram o álbum “Batom Vermelho”. De lá pra cá os lançamentos de álbuns se restringiram em coletâneas de grandes sucessos.

Para homenagear Renato e Seus Blue Caps, apresentamos o seu segundo álbum “ lançado em 1963, pela gravadora Som com o selo Copacabana Discos, em 1981, com o selo Beverly e em 1992 relançado em Compact Disc, pela gravadora MoviePlay. 

Os destaques desse disco são a participação do cantor Erasmo Carlos, principalmente na música Estrelinha (Little Star) e as performances instrumentais. As músicas do disco são:
1. Limbo Rock; 
2. Walking My Baby Back Home; 
3. Estrelinha (Little Star); 
4. The Wanderer (O Lobo Mau); 
5. Comanche; 
6.Boogie do Bebê; 
7. Ford de Bigode; 
8. What’d I Say; 
9. Relax; 
10. Stand Up.

Fontes de Pesquisa:
1-Livro “O Rock And Roll –Origem, Mitos e o Rock Instrumental no Brasil e em Outros Países, do autor Laércio Pacheco Martins, Editora Própria.
2-Blog Bau Musical e Marcelo Luis - htpp://renatoeseusbluecaps.vilabol.uol.com.br











Capa da edição em Compac Disc - 1991






7 comentários:

  1. Poderia postá-lo também no Mediafire, pois o zippyshare é muito ruim. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi boa noite...Muito obrigado e meus parabens pelo seu belo trabalho que é maravilhoso...baixando o cd RENATO E SEUS BLUE CAPS E MAIS UMA VEZ MUITISSIMO OBRIGADO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edileusa
      Obrigado pelo apoio ao blog. Muitas novidades serão resgatadas em 2013.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Hedson poderia repostar outra vez? O disco Renato & Seus Blue Caps-1963

    Porque os dois links espiraram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Baixinho
      Já há novo link.
      http://rapidshare.com/files/4099946072/RenatSeusBluCap63.rar

      Excluir
  4. eu tenho esse lp até hoje,mas a reedição da Beverly,de 1992

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este álbum em vinyl continua sendo uma raridade
      Hedson LaPLaya

      Excluir