sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA - CUBA LIBRE - VOLUMES 1 e 2 - 1959 / 1962

Nunca é demais apresentar mais um álbum da Orquestra Românticos de Cuba, do maestro Severino Araújo. Desta vez, um dos melhores discos lançados em toda a série, quando se trata de orquestração de boleros. 

Trata-se do álbum "Cuba Libre Volumes 1 e 2". Para quem não conhece a Cuba Libre foi um drink famoso nos anos 1950 e 1960, que misturava o Rum com Coca Cola, sendo a bebida que não faltava nos saraus domiciliares e bailes em clubes.

Os dois volumes foram lançados pela gravadora Musidisc, sendo que o primeiro volume ocorreu em 1959 e o segundo volume em 1962. Posteriormente houveram diversas versões das capas, sendo que a mais recente, nos anos 2000, tem a palavra Cuba Libre estilizadas pela logo do refrigerante Coca Cola. 

Na regravação no formato Compact Disc - Cd, foi juntado os dois volumes, porém excluiram três faixas, as músicas Lamento Borincano, Canto Indio e Tropical Magic, as quais incluimos nesta postagem. As músicas dos dois álbuns são:

1. Vereda tropical; 
2. Carioca; 
3. Danse avec moi; 
4. Pa-ran-pan-pan; 
5. Cerejeira rosa; 
6. El manisero; 
7. Cote D'azur; 
8. Negra consentida; 
9. Cubanacan; 
10. Malagueña; 11. Blen, blen, blen; 
12. Adios, mariquita linda; 
13. Bruca maniguá; 
14. Cachita; 
15. Night must fall; 
16. Rumba blanca; 17. Always in my heart; 
18. Lamento borincano; 
19. Canto indio; 
20. Tropical magic.











Versão Alternativa




Versão Cd Anos 2000






9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Hedson:
    Obrigado pelas faixas "bonus", que os cds não contêm.
    Um dos meus primeiros discos, nos anos 60, foi justamente o Cuba Libre (vol. 1), com aquela capa do copo de cuba libre em primeiro plano e a rumbeira em segundo plano. Considero o melhor trabalho dos Românticos de Cuba, além do que cada faixa é uma única música e não como fizeram depois, nos demais discos (cada faixa com duas músicas).
    Certa vez li entrevista do Severino Araújo em que ele jurou que nunca foi o maestro ou arranjador dos Românticos, já que ele tinha a Orquestra Tabajara. Mas isso não importa, pois eu sou muito fã dessa orquestra.
    O primeiro link está incorreto: refere-se ao Plastic Cow. Peço que corrija.
    Aproveito e desejo a vc meus sinceros votos de boas festas e um maravilhoso 2013. E obrigado por todo o material que vc nos ofereceu em 2012.
    Abraço,
    Antonio Carlos - SP

    ResponderExcluir
  3. Oi Antonio Carlos
    obrigado pelo apoio ao blog. Quero resgatar e compartilhar todos os trinta e tantos albuns da Orquestra Romanticos de Cuba. Estou corrigindo o link e obrigado pelo aviso. Pessoas próximas confirmaram que era Severino Araujo quem conduzia a ORC. É claro que por questão de contratos acaba negando.
    Retribuo os votos de boas festas e sucesso para todos nós em 2013 e que eu e outros amigos de blogs similares possam continuar resgatando a música que muitos se esqueceram.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  4. Agora falta lançar o vol 3 que foi muito bom também....abraços e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo
      Infelizmente ainda não obtive o volume 3. Pode ter certeza que quando aparecer, postaremos.
      Obrigado pelo apoio ao blog
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. Muito Legal, perdi minha mãe quando tinha 13 anos e hoje me veio na lembrança que ela gostava muito deste disco e resolvi procurar, por sorte encontrei aqui no seu blog e ainda melhor facil de baixar, SHOW, NOTA 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.... VALEU! AH MEU NOME É LEONARD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonard
      Esse momento...essa lembrança já valeu o esforço do blog em resgatar essas obras. Obrigado pelo seu apoio ao blog
      Hedson Laplaya

      Excluir
  6. Caro Hedson, boa tarde!!! Quando eu tinha por volta de 5 anos, meu tio colocava Românticos de Cuba pra ouvir. Depois de seu falecimento os discos foram parar na discoteca de minha mãe. Em um assalto a minha casa eles levaram essas raridades consigo (Lps do românticos de cuba). Desde então não mais esqueci das musicas. Ao ouvi a faixa "carioca" fiquei tão feliz e ria muito. Estas músicas são tecnicamente uma das musicas mais perfeitas que o ouvido humano pode ouvir. Obrigado demais, Hedson, brilhantíssima ideia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro R Alves
      Obrigado pelo apoio. Seu depoimento demonstra a importância da nossa divulgação, sem fins lucrativos. Esse momento de felicidade e recordação não tem preço...Felizmente, poderá resgatar esses discos aqui no blog. Um grande abraço.
      Hedson LaPLaya

      Excluir