sábado, 26 de janeiro de 2013

PAUL MAURIAT - EXCLUSIVAMENTE BRASIL - 1977

Desta vez é para o amigo Chico, do fabuloso blog Sintonia Musical. Após ter acesso a tanta raridade em seu blog, eu não poderia deixar de atendê-lo.
Seguindo na esteira da nossa última postagem, apresentamos o primeiro álbum da Orquestra de Paul Mauriat, com músicas exclusivamente brasileiras, gravadas  no Brasil, em 1977, pela gravadora Phongram, com o selo (label) Philips.
Além dos belos arranjos para as canções de sucesso, destacamos a seleção musical que procurou garimpar músicas de estilos diversos e de camadas diferentes de gostos. Nele é apresentado músicas que foram interpretadas por Benito Di Paula, Wando, Ronnie Von, Ednardo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Alcione, Maria Bethânia, Luis Melodia, Beth Carvalho.
Mas o pitoresco desse disco e que muitos desconhecem, pois não aparece o crédito na contracapa, é que a cantora Evinha foi a crooner nas gravações e posteriormente acabou incorporando definitivamente a orquestra, chegando a morar na França por um bom tempo. As músicas do disco são:
1. Mulher brasileira;
2. Morte de um poeta;
3. Sabiá marrom;
4. Só louco;
5. Juízo final;
6. Moça;
7. Não deixe o samba morrer;
8. Qualquer coisa;
9. Mulheres de Atenas;
10. Tranquei a vida;
11. Sem açucar;
12. Pavão misterioso.














6 comentários:

  1. Você, com esta postagem, me fez lembrar de uma passagem bíblica, na qual Jesus transforma – em seu primeiro milagre – a água em vinho numa festa de casamento, após saber por sua mãe Maria que a bebida tinha acabado. O encarregado da festa, sem saber do milagre, provou a bebida e elogiou o noivo: "Todos servem primeiro o melhor vinho, e depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.
    É desta forma que comparo – guardadas as devidas proporções, é óbvio, pois não quero cometer nenhuma blasfêmia – suas postagens do Paul Mauriat com o milagre da água em vinho. Eu, no seu lugar, teria começado os posts do maestro por este belíssimo disco, principalmente por se tratar do renomado músico internacional reconhecendo a riqueza e a beleza sonora da MPB, além do fato de ter a participação da Evinha no disco. Foi preciso um pedido para que, finalmente, fosse servido o que considero “the best” para nós, brasileiros. Só me resta agradecê-lo, não só por atender ao meu pedido em velocidade impar, mas também pelos elogios ao blog. Muito, muito obrigado. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Complementando seu comentário, não só a Evinha (como sua irmã Marisa) participaram da Orquestra por algum tempo, como ela se CASOU com o parceiro de composições de Paul Mauriat, Gerard Gambus. Ambas pode ser vistas no show "El Bimbo", disponível em DVD no Brasil, e também lançado no Brasil em LP com o título "I Love Breeze - Paul Mauriat on Stage" - Philips/Polygram 6313456). Tão logo tenha um tempinho, posso compartilhá-lo. Parabéns pelo site. Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo
      Valeu a informação que eu desconhecia. Vou atrás desse dvd. Quanto ao álbum "I Love Breeze", já está a caminho. Será o da vez nas próximas postagens.
      obrigado pelo apoio ao blog
      Hedson Laplaya

      Excluir