domingo, 21 de julho de 2013

WES MONTGOMERY - CALIFORNIA DREAMING - 1966

Recentemente em minhas andanças pelas lojas de livros e discos usados, me deparei com um álbum que continha uma canção que me atraiu, chamada Califórnia Dreaming. Ao verificar o intérprete, apesar de conhecer pelo nome, me surpreendi ao constatar que eu nunca tinha parado para ouvir a sua música. Ao ouvi-lo, me encantei...

Estou me referindo a John Leslie Wes Montgomery, mais conhecido como Wes Montgomery, um guitarrista de jazz norte americano, nascido na cidade de Indianópolis, Indiana, no dia 06/março/1925 e precocemente falecido em 15/junho/1968, após um ataque cardíaco.

Filho do meio de três irmãos, todos eles músicos, mudou-se ainda criança para a cidade de Ohio. Wes começou a tocar só aos 19 anos, era autodidata e foi influenciado por Charlie Christian, de quem ouvia os discos e memorizava os solos. Seis meses mais tarde, já tocava profissionalmente.

Wes Montgomery tocava a guitarra de uma maneira pouco ortodoxa, já que usava o polegar em vez da palheta, bem como um modo único de tocar em oitavas ou em “block chords”,o que tornava a sua guitarra mais expressiva e melodiosa. Muitos guitarristas do jazz atual nomeiam Wes como uma das suas principais influências, entre os quais: Pat Methney, Kenny Burrell, Royce Campebell, Grant Gree, Jimmy Hendrix, Steve Howe, Russel Malone, Pat Martino, Lee Ritenour, Randy Napoleon, Emily Remler e George Benson

Sua extrema liberdade e fluidez no instrumento chamaram, desde o início, a atenção de músicos como Cannonball Adderley e em 1960 lhe valeriam o prêmio New Star da revista DownBeat.
Ele definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 1960 e tornou famosa a formação Guitarra, Órgão Hammond e Bateria (The Wes Montgomery Trio – 1959).

O álbum desta postagem, foi lançado em 1966, pela gravadora MGM Records, com o selo (label) Verve e o material que obtivemos foi lançado na Alemanha, com a inclusão de uma faixa com uma versão alternativa da música Sunny, não lançada na versão em Long Playing - LP. As músicas desse disco são as seguintes:

1. California dreaming;
2. Sun down;
3. oh you crazy moon;
4. More, more, more;
5. Without you;
6. Winds of Barcelona;
7. Sunny (Alternative take);
8. Sunny;
9. Green peppers;
10. Mr. Walker;
11. South of the border.



























Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário