domingo, 6 de outubro de 2013

IVAN CASANOVA E SEU CONJUNTO - MELODIAS DOS FILMES CÉLEBRES - 1964

Ao buscar na minha coleção de vinys mais um álbum para resgatar e em seguida postar no blog LaPlayaMusic, me deparei com um disco de Ivan Casanova e Seus Conjuntos. Fiquei em dúvida, quem era esse personagem. Assim como eu, provavelmente você se perguntará quem é esse nome.

Ao pesquisar no meu material e na internet, para minha surpresa, eu descobri que Ivan Casanova e o pianista e organista Walter Wanderley eram a mesma pessoa. Naquela época era costume gravar com pseudônimos. Ele também lançou discos com o outro nome, denominado Mike Falcão. Foram lançados dois álbuns com o nome Ivan Casanova e Seus Conjuntos.

Walter Wanderley nasceu no Recife, no dia 12/maio/1932. Foi para São Paulo no meio dos anos 1950 e iniciou profissionalmente como pianista em bares e casas noturnas. Esse começo era o caminho natural de muitos artistas. Casou-se com a cantora Isaurinha Garcia.

Formou o grupo Walter Wanderley e Seu Conjunto, onde tocava órgão e chegou a acompanhar vários artistas, incluindo João Gilberto e Dóris Monteiro. Na época da bossa nova, foi um dos músicos mais requisitados e seu talento foi reconhecido internacionalmente.

Sua mudança para os Estados Unidos foi influenciada pelo cantor americano Tony Bennett, no ano de 1966, se estabelecendo definitivamente e com o lançamento do compacto simples contendo a música Samba de Verão, de autoria de Marcos e Paulo Sérgio Valle, consolidaria definitivamente sua carreira musical internacional. Essa canção obteria o número do hit parade americano, vendendo mais de um milhão de cópias.

O sucesso continuou ao acompanhar a cantora Astrud Gilberto, dividindo os créditos pelos projetos “A Certain Smile” e “A Certan Sadness”, o que agregou ao seu nome como um dos mais respeitados no meio jazzístico mundial. Nesse tempo, realizou trabalhos com os brasileiros, Eumir Deodato e Heraldo do Monte, que também residiam nos Estados Unidos. Faleceu na cidade de São Francisco / Califórnia, USA, no dia 04/setembro/1986, vítima de um câncer.


Nesta postagem, apresentamos o álbum intitulado “Melodias Célebres do Cinema”, lançado nos anos 1960, pela Odeon, com o selo (label) Imperial, sem identificação do ano. Apesar desse álbum já ter sido postado anteriormente em outros blogs, resolvi repostá-lo, porém melhorando a qualidade do áudio. Em minha opinião o destaque, além da seleção musical, é a lindíssima capa. As músicas do disco são:

1. Singing in the rain;
2. Blue skies;
3. Na affair to remember;
4. Ebb tide;
5. Unchained melody;
6. Around the world;
7. Be my love;
8. Stella by starlight;
9. Over the rainbow;
10. Love is a tender trap;
11. Hight society;
12. Whatever will be, will be





















6 comentários:

  1. Caro amigo. Bom dia. Gostei da postagem, sou fã do Walter Wanderley, Moacyr Silva, Waldir Calmon (tem algum por aí), e outros organista. Aguardarei a postagem do outro álbum do Ivan. Abraços. Fernando Gregório - Belém, Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gregório
      Obrigado pelo apoio ao blog. Logo postarei o outro álbum. Ainda estou tendo problemas para obter um material gráfico melhor.
      Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Walter Wanderley,sem duvida alguma,um dos melhores musicos brasileiros,que especializaram se,no HAMMONDD B3,o rei dos orgãos,como eram popularmente denominados,hoje é teclado,os japoneses,bem que tentaram imitar eletronicamente o som do HAMMONDD B3,mas como musico,posso dizer,jamais conseguiram,outro grande organista,que fazia o HAMMONDD,falar,era o Ely Arcoverde,com seus discos,O ORGÃO QUE CANTA BOLEROS,será que voce não conseguiria algum desta série,para postar,?,grande abraço do Silvestre,e parabéns pelo excelente Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvestre
      Concordo com você quanto a qualidade de Walter Wanderley e do Ely Arcoverde. Do Ely eu tenho um material de 1965, mas infelizmente não está 100%. Ainda prefiro esperar conseguir algo melhor. Mas tenha certeza que está na vez.
      obrigado pelo apoio ao blog
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Hi Pal,
    I (Dipankar from Kolkata, West Bengal, India) have just come across yr blog & happy to say that this is the only place where I can get true essence of some rich Brazilian Music.Thanks for yr nice collection.Take care.
    Dipankar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome to the blog LaPlayaMusic
      Thanks for the support.
      Enjoy it while it lasts.
      Hedson LaPlaya

      Excluir