terça-feira, 12 de agosto de 2014

CLAUDIA - JESUS CRISTO - 1971

Em minha opinião, o Brasil sempre gerou grandes cantoras. Porém, nem todas obtiveram o sucesso comercial que deveriam em sua carreira. Os motivos são inúmeros, tais como, gravadoras mais simples, empresários despreparados, escolha de repertório inadequado, divulgação ineficaz, falta de maturidade das próprias cantoras e outros motivos que podem ser considerados como motivos.

Minha lista pessoal de cantoras que poderiam ter mais sucesso é vasta. Cito as duas primeiras da minha lista, Leny Eversong e Cláudia. E é justamente a cantora Cláudia o motivo da nossa postagem. Antes de comentar sobre o álbum da postagem, seria interessante comentarmos um pouco sobre a trajetória da cantora, que obtivemos do site www. cantorasdobrasil.com.br

Maria das Graças Rallo é o nome da cantora Cláudia (posteriormente trocou o “i” por “y”). Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 10/05/1948 e foi criada em Juiz de Fora (MG). Começou a cantar aos oito anos de idade, participando de um programa de calouros na Rádio Sociedade de Juiz de Fora.

Aos 13 anos, atuou como crooner do conjunto Meia-Noite, que se apresentava em festas e bailes daquela cidade. Iniciou sua carreira profissional na década de 1960, participando do programa "O Fino da Bossa" (TV Record), de onde foi definitivamente banida por Elis Regina, preocupada com a competição de Cláudia, que foi considerada de cara uma cantora tão boa quanto ela. A cantora Elis Regina sempre foi uma cantora excepcional, porém, as vezes gerava conflitos com o seu comportamento.

Recebeu, logo no primeiro ano de sua carreira, o troféu Roquete Pinto, como cantora revelação. Viajou para o Japão, onde se apresentou com o saxofonista Sado Watanabe. Ficou nesse país durante seis meses, apresentando-se em clubes, hotéis, boates e teatros. Gravou um LP em japonês, que atingiu a tiragem de 200 mil cópias.

De volta ao Brasil, classificou em 1º lugar a canção Razão de paz para não cantar, composição de Eduardo Lage e Alézio de Barros, no I Festival Fluminense da Canção, realizado em 1969, em Niterói (RJ). Ainda nesse ano, classificou a mesma música em 4º lugar no IV Festival Internacional da Canção (TV Globo), recebendo o prêmio de melhor intérprete.

Em 1970, representou o Brasil no XI Festival da Canção, no México, tendo sido contemplada com quatro medalhas de ouro, inclusive a de melhor intérprete. Em 1971, gravou o álbum Long Playing - Lp "Jesus Cristo", com destaque para a faixa-título, de Roberto e Erasmo Carlos, e Com mais de 30, canção de Marcos e Paulo Sérgio Valle, esta também com grande êxito.
Ainda nesse ano, participou da IV Olimpíada da Canção, na Grécia, defendendo a canção Minha voz virá do sol da América, mais uma composição de Marcos e Paulo Sérgio Valle, ganhando os prêmios de melhor intérprete, melhor arranjo, melhor letra e melhor música.

Em 1972, representou o Brasil no Festival de Hola Nueva, na Venezuela, tendo recebido o prêmio de melhor intérprete. No ano seguinte, lançou o álbum Lp "Deixa eu dizer", que registrou canções de sua autoria como Noite de verão (com Raul Telles) e Agora quem sorri sou eu (com Cristiê), além de músicas de outros autores, como Esse cara (Caetano Veloso) e a faixa-título, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza.

Em 1975, participou do Festival da Espanha, em que se destacou como a melhor cantora. Ainda nesse ano, apresentou-se com o violonista Baden Powell na França e na Itália. Em 1979, gravou o álbum Lp “Pássaro imigrante”, em que registrou composições próprias como Morena de Uganda e Boiadeiro, em parceria com Chico Medori.

No ano seguinte, lançou o álbum Lp "Cláudia", incluindo canções de sua autoria como Baião agressivo e Brasileirinho multinacional, ambas com Chico Medori, e músicas de outros autores, como Canção de quem se espera, de Sivuca e Glorinha Gadelha e Me deixa em paz, composição de Monsueto e Airton Amorim, entre outras.

Em 1982, foi convidada para estrelar o musical "Evita", seu maior sucesso de público e crítica. O espetáculo ficou em cartaz durante seis meses em São Paulo e quase dois anos no Rio de Janeiro. Em 1986, gravou o álbum Lp "Sentimentos", com destaque para a versão de Victor Berbara Não chores por mim, Argentina, composição de A.L.Webber e Tim. Rice, seu maior sucesso, e Quero que vá tudo pro inferno, de Roberto e Erasmo Carlos.

Em 1992, lançou o álbum em Compact Disc – CD, "A estranha dama", que incluiu as canções Podres poderes, de Caetano Veloso, O bem e o mal, de Danilo Caymmi e Dudu Falcão e É, de Gonzaguinha, entre outras.
Dois anos depois, gravou um excelente disco (em CD) com o Zimbo Trio, intitulado “Entre amigos", interpretando músicas como Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque, De frente pro crime, de João Bosco e Aldir Blanc, Cantiga por Luciana, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós e Domingo no parque, de Gilberto Gil, entre outras.

Em 1998, lançou o magnífico álbum CD "Claudya canta Taiguara", contendo as canções Hoje, Universo no teu corpo e Teu sonho não acabou, entre outras. Em 2005, gravou o álbum CD "A Lua Luará", onde canta músicas do compositor finlandês Heikki Sarmanto, letradas por Fernando Brant.
Em 2011 Cláudia volta a gravar através da gravadora Jóia Rara, do DJ Zé Pedro, com o álbum CD "Senhor do Tempo - Canções Raras de Caetano Veloso".


Nesta postagem, a pedido do amigo do blog, Fred, da cidade de Campos de Jordão, apresentamos o álbum intitulado “Jesus Cristo”, lançado em 1971, pela gravadora Odeon. Sem dúvida, os destaques desse álbum, que considero um dos melhores da carreira dela, são as canções Jesus Cristo, Mudei de Ideia e Com mais de 30. As músicas do disco são as seguintes:

1. Jesus Cristo;
2. Amigo;
3. Ossain (Bamboxê);
4. Frente fria;
5. Seresta no castelinho;
6. Mudei de idéia;
7. Mais que perfeito;
8. Moeda, reza e cor;
9. Baobá;
10. A voz do violão;
11. Com mais de 30.









Links:]




3 comentários:

  1. obrigado pela postagem ;agradeço sua atenção meu nome é fred sou de campos do jordão -sp muito obrigado mesmo .ate mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fred
      Seja bem vindo ao blog. Não citei o seu nome, pois estava anônimo. Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Oa Hedson, voce teria como disponibilizar o album da Claudia intitulado Deixa eu dizer (1973)? Um abraço, Guilherme

    ResponderExcluir