sábado, 11 de outubro de 2014

GILBERT - PELA PRIMEIRA VEZ - 1971

O cantor, ator e radialista egípcio Gilbert Abraham Stein, nasceu no Cairo, no dia 20 de dezembro de 1947, tendo se radicado no Brasil. Ele é filho de um jornalista austríaco e de uma síria.

Quando tinha 10 anos, sua família deixou o Egito e foi para Marselha de navio, e de trem para Paris , na França. Veio morar definitivamente no Brasil em 1964, onde estudou violão com Paulinho Nogueira, passando a se interessar por  jaza e bossa nova.

Sua carreira começa em 1971, pelo cinema, cantando o tema do filme “Emmanuelle”. Em meados dos anos 1970, fez sucesso com a canção Sans Amour, tema da primeira versão da telenovela brasileira "A Viagem".

Participou do I Festival Internacional da Canção e venceu o Festival de Parque Del Plata, Uruguai, com a música Perdona me. Nas décadas de 1970 a 1980, fez sucesso comercial pelas gravadoras RGE e Beverly Discos que pertencia a gravadora Copacabana, cantando músicas francesas e de sua autoria.

Em 2002, gravou a música de abertura da novela “Esperança, da Rede Globo de Televisão, que foi também seu primeiro trabalho como ator na televisão brasileira. Na trama, fez o papel do judeu Ezequiel, pai da personagem interpretada por Ana Paula Arósio.

Mantém um programa sobre música francesa na Rádio Scalla FM, da qual é diretor.

Fonte: Wikipedia, nov. 2014

Nesta postagem, resgatamos um compacto simples lançado em 1971, pela Beverly Discos, do início da carreira do cantor Gilbert. Futuramente pretendo resgatar uma compilação dos seus maiores sucessos.

O compacto contém as seguintes canções:

Lado A:
1- Pela primeira vez

Lado B:
2- Tudo mudou 























Gilbert na Rádio Scalla FM
Links:





8 comentários:

  1. Só um adendo meu caro, infelizmente a Scalla FM já não está no ar em FM faz tempo, apenas pela Internet, e Gilbert não pertence mais a emissora pelo menos desde 2006, salvo engano. Essa fonte do Wikipedia está desatualizada mas é algo totalmente compreensivel, visto que com a administração de um Grupo de Emissoras aqui de São Paulo a tão honrosa Scalla FM (rádio a qual gosto tanto) teve um destino tão cruel e incerto, se possivel adiante passo mais detalhes. Alias, diante desse quadro da Scalla que "criei" a Eternal Music, a qual, aproveitando o oportuno momento, venho lhe agradecer por ter mencionado ela tão lindamente em seu conceituado blog, o qual admiro bastante! Não o fiz antes, o agradecimento, justamente por falta de tempo, mas eu estava atendo e pretendia jpa agradecer pois tornou a Eternal ainda mais conhecida. A Scalla (como a Eternal) seguia praticamente a mesma linha de programação na fase de 1998 ate 2006 (um tanto diferente apenas da Scala dos anos 80 e inicio dos anos 90), mas realmente Gilbert comandava nela o Prmeira Classe e o Chansons d'Amour. Bons tempos. A Eternal bsca continuar contribuindo com o legado que ela deixou apresentando esta enorme variedade de boa, linda música (infelizmente desprezada pela maioria) assim como seu blog. Parabens e Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago
      Valeu sua colaboração em atualizar as informações que obtivemos.
      obrigado pelo apoio e sempre que puder nos divulgue.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Parabéns. Não há praticamente nada dele em português para se comprar. Esperamos ansiosos pela coleção dele. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio.
      Já estamos preparando mais material do cantor.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Gilbert tem uma voz tão bonita mas é tão pouco apreciado no Brasil. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo
      Concordo com você. Foi um cantor que poderia ter feito mais sucesso. Acredito que pelo fato de estar em gravadoras de segundo time, tenha influenciado para isso.
      Não fica devendo nada aos grandes cantores franceses e brasileiros.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Gilbert o Sr é um excelente cantor.Uma pessoa de respeito.

    ResponderExcluir
  5. Conheci Gilbert ainda não tinha gravado nenhum disco eu passava em frente hotel que ele se hospedava ficava ali com seus músicos av.sao João eu pegava ônibus em frente cinerama eu tinha 18 anos queria namorar comigo pena que não aceitei uma maravilhosa pessoa

    ResponderExcluir