sexta-feira, 19 de junho de 2015

WALTER CARLOS (WENDY CARLOS) - SWITCHED ON BACH (1969)

Atendendo a pedidos, reapresento a postagem de julho de 2015, com o álbum "Switched on Bach", de Walter Carlos, ou Wendy Carlos, como passou a se chamar posteriormente. 

O disco foi lançado nos Estados Unidos em 1968 e no Brasil em 1969, pela gravadora CBS, com o selo Masterworks.

É um disco que aprecio muito e guardo de forma especial, principalmente pela forma como ele me impactou na primeira vez que eu o ouvi. 

Naquela oportunidade, eu não tinha noção nenhuma do que seria a música eletrônica. No entanto, quando ouvi os primeiros acordes nesse estilo, das músicas clássicas Jesus Alegria dos Homens e Ária, de Bach, fiquei impressionado. 

A compositora e musicista Wendy Carlosantigamente conhecido como Walter Carlos nasceu em 14 de novembro e 1939, na cidade de Rhode Island, EUA. Foi uma das pioneiras da música eletrônica dos Estados Unidos, uma das primeiras artistas a utilizar sintetizadores na música.

A educação musical de Wendy Carlos começou com o piano, aos seis anos de idade. Sua educação formal incluiu a Universidade de Brown, onde estudou música e física, bem como a Universidade de Columbia, onde se tornou mestre em música. Em Columbia, Wendy foi estudante de Vladimir Ussachevsky, um pioneiro da música eletrônica.

Após a graduação, encontrou Robert Moog e foi uma das primeiras pessoas a utilizar-se de seus produtos, fornecendo considerações sobre o produto para futuras versões do sintetizador Moog. Por volta de 1966, Wendy encontrou Rachel Elkind, que produziu seus primeiros álbuns. Desde 1962, passou a morar em Nova Iorque.

Suas primeiras gravações foram lançadas com o nome Walter Carlos. Em 1972, Wendy passou por uma cirurgia de transgenitalização. O primeiro lançamento creditado como Wendy Carlos foi “Switched-On Brandenburg”, lançado em 1979. 

Sua primeira aparição pública após a cirurgia foi em uma entrevista, realizada em maio de 1979, para a Revista Playboy, uma decisão que ela se arrependeu posteriormente, devido à publicidade negativa que isso trouxe para sua vida pessoal. Em seu site oficial, sua transição foi discutida em um documento.

“Switched-On Bach” foi talvez o primeiro álbum a demonstrar o uso de sintetizadores como instrumentos musicais genuínos. Como uma pioneira do primeiro instrumento de Robert Moog disponível comercialmente, Wendy ajudou a difundir a tecnologia, que era muito mais difícil de ser manuseada que atualmente.

As gravações de múltiplas trilhas foram críticas no processo de criação desse álbum lançado em 1968, e ele tornou-se o primeiro álbum erudito a vender 500 mil cópias, recebendo disco de platina pela entidade RIAA - Recording Industry Association of America (Associação da Indústria de Gravação da América)

Uma sequência de música barroca sintetizada, "The Well-Tempered Synthesizer" foi lançada em 1969. Seu título é um trocadilho com a obra de Johan Sebastian Bach "Well-Tempered Clavier". Apesar de moderado sucesso comercial, não atingiu o mesmo sucesso do álbum anterior.

O álbum lançado em 1972, intitulado “Sonic Seasonings” era duplo, com um lado dedicado a cada uma das quatro estações, e cada lado consistindo de uma única faixa longa. Estava presente uma mistura entre sons gravados e sons sintetizados, sem melodias, para criar um efeito ambiente. Apesar de não tão popular quanto os álbuns anteriores, o álbum influenciou outros artistas na criação da chamada “Música Ambiente”.

No mesmo ano, Wendy compôs e gravou a excelente trilha sonora para o filme "Laranja Mecânica - A Clockword Orange". Sua gravação da Nona sinfonia de Beethoven também foi usada na introdução da apresentação de David Bowie, de 1973, em "Ziggy Stardust & The Spiders From Mars". 

Em 1982, Wendy gravou a trilha do filme "Tron"lançado pelos Estúdios da Disney. A obra incorporou orquestra, coro, órgão, e sintetizadores analógicos e digitais. Algumas de suas trilhas foram substituídas por uma canção da banda de rock Journey

Já o álbum “Digital Moonscapes”, de 1984se caracterizou pela substituição dos sintetizadores analógicos pelos sintetizadores digitais. O álbum incluiu alguns dos materiais rejeitados na trilha sonora de “Tron.

Em 1998, Wendy processou o músico escocês Momus pela canção satírica Walter Carlos, do álbum "The Little Red Songbook", que sugeria que se Wendy pudesse voltar no tempo ela iria casar-se com Walter. Com o caso resolvido, Momus aceitou retirar a canção do álbum.

No início da década de 2000, a maioria do catálogo de Wendy Carlos foi remasterizado. Em 2005 foi lançada uma coletânea em dois volumes, denominado “Rediscovering Lost Scores, apresentando material fora de catálogo e inéditos, tais como a trilha sonora de "The Shining", a trilha sonora de “Woundings” e material para o filme “Tron” e “A Clockwork Orange” descartados nas trilhas originais desses filmes.

Os álbuns que foram lançados entre 1968 e 1975 foram originalmente lançados com o nome "Walter Carlos". Relançamentos e álbuns posteriores já foram lançados com o nome "Wendy Carlos" e contraídos para "W. Carlos".


A seguir, a lista das músicas compostas por Bach e contidas na seleção do álbum da postagem:

01. Sinfonia da cantata nº 29;
02. Ária na corda do sol;
03. Invenção a duas vozes em fá menor;
04. Invenção a duas vozes em si bemol maior;
05. Invenção a duas vozes em ré menor;
06. Jesus, alegria dos homens;
07. Prelúdio e fuga nº 7 em  mi bemol maior (de O cravo bem temperado - Caderno I);
08. Prelúdio e fuga nº 2 em  dó menor (de O cravo bem temperado - Caderno I);
09. Prelúdio coral - Wachet auf;
10. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - primeiro movimento;
11. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - segundo movimento;
12. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - terceiro movimento.

Bônus:
13.  Initial Experiments (narrative Wendy Carlos).






 Capa (Front) - Edição Long Playing - LP (1969)













 Selo (Label) - Edição Long Playing - LP (1969)






  Wendy Carlos



4 comentários:

  1. I have this record. It's good work from Wendy Carlos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ouvir , como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.
      Já coloquei na fila para atualizar os links. Aguarde.
      Agradeço o contato.

      Excluir