quinta-feira, 8 de março de 2018

SONGBOOK NOEL ROSA (1991)

Aproveitando a onda de resgate do sambista e compositor Noel Rosa, aproveitamos para postar um raro álbum, intitulado "Songbook Noel", produzido em 1991, por Almir Chediak, pela gravadora independente "Lumiar".

É bom lembrar que nos anos 1990, Almir Chediak produziu excelentes álbuns, que hoje são raros, devido a pouca tiragem, e tinham a denominação de Songbooks.  O projeto consistia de resgatar a obra de determinado compositor, convidando cantores e cantoras para realizar a releitura das suas músicas.

Esses álbuns da gravadora Lumiar contemplaram grandes compositores brasileiros, tais como Noel Rosa, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Ary Barroso, Edu Lobo, Dorival Caymmi, Carlos Lira, Chico Buarque, João Donato, João Bosco, Djavan, Marcos Valle, Braguinha, Nelson Cavaquinho, Caetano Veloso, Cazuza, Luiz Gonzaga, Ivan Lins, entre outros

Quanto ao sambista, cantor, compositor, bandolinista e violinista brasileiro Noel de Medeiros Rosa, ou simplesmente Noel Rosa, nascido no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1910 e falecido na mesma cidade no dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, decorrente de uma tuberculose ficou conhecido como um dos nomes mais importantes artistas do samba e da música popular brasileira.

Ao longo da carreira de apenas oito anos, escreveu mais de 250 composições, aqui representadas no disco desta postagem. Sua trajetória teve uma contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e do samba para a música popular brasileira. 

Em 2016, foi agraciado in memoriam com a Ordem do Mérito Cultural do Brasil, na classe de grão mestre.

O álbum desta postagem, apresenta um conjunto de 22 excelentes canções, interpretadas pelos melhores artistas da música brasileira da época. Além disso, contou com um seleto time de músicos, tais como; Paulo, Ana e Daniel Jobim,  Danilo e Simone Caymmi, Marcio Montarroyos, Robertinho Silva, José Roberto Bertrami, Ricardo do Canto, Marcelo Costa, Armandinho, Wilson das Neves, maestro Severino Filho, entre outros. 

As músicas selecionadas para este disco foram as seguintes:

1. Tres apitos (Antonio Carlos Jobim);
2. Tarzan, o filho do alfaiate (Djavan)
3. Com que roupa (Gilberto Gil);
4. Feitio de oração (João Nogueira & Luiz Melodia);
5. Cor de cinza (Jards Macalé);
6. Ultimo desejo (Gal Costa & Marco Pereira);
7. Gago apaixonado (João Bosco);
8. Pela décima vez (Maria Bethânia);
9. Conversa de botequim (João Nogueira);
10. Quando o samba acabou (Leila Pinheiro & Roberto Menescal);
11. O orvalho vem caindo (Carlos Lyra & Verônica Sabino);
12. Feitiço da vila (Ney Matogrosso, Francis Hime & Rafael Rabello);
13. Meu barracão (Caetano Veloso);
14. João ninguém (Antonio Carlos Jobim);
15. As pastorinhas (Moraes Moreira);
16. Pra que mentir (Cassiano);
17. Cem mil réis (Chico Buarque & Luisa Buarque);
18. Pra esquecer (Nelson Gonçalves & Rafael Rabello);
19. Palpite infeliza (Os Cariocas);
20. Não tem tradução (João Nogueira);
21. O "x" do problema (Carlos Lyra & Luiz Melodia);
22. Quem dá mais (Eduardo Dusek).























Links:








2 comentários: